Principal

O Curso de Pós-Graduação Lato sensu “Nutrição Humana e Saúde” foi criado frente a grande preocupação das autoridades do país com a nutrição e desnutrição, principalmente a desnutrição infantil que, infelizmente num quadro crítico, ainda se destaca no Brasil.

O ser humano sadio, em suas diversas fases da vida (criança, adolescente, adulto e idoso, praticante ou não de esportes, gestante e lactante) deve desfrutar, diariamente, de uma dieta equilibrada que proporciona crescimento, desenvolvimento, manutenção e proteção à sua saúde. O mesmo vale para o ser humano acometido por alguma doença, salientando-se que muitas doenças poderiam ser evitadas por meio da utilização de uma alimentação correta, que na prática corresponde a uma ação profilática, sem maiores investimentos no setor da saúde.

No mundo, em especial nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, milhões de indivíduos, principalmente as crianças, sofrem com a desnutrição. Milhares de crianças brasileiras morrem anualmente em função da desnutrição. Logo, a preocupação com o estado nutricional da população, especialmente de crianças com até 5 anos, é fundamental para redução desses alarmantes números.

A concepção do curso NHS respalda-se na necessidade cada vez maior de profissionais no Brasil, habilitados na área de saúde, mais especificamente no setor de alimentação e nutrição humana, orientando adequadamente a alimentação da população em suas diferentes fases da vida.

O curso será dividido em 13 módulos. Os alunos receberão, antecipadamente, os módulos impressos, para leitura. Cada módulo será aberto, separadamente, em ambiente virtual de aprendizagem, para estudo e discussão, sob monitoramento de um tutor e do professor responsável. Após encerramento dos estudos, em ambiente virtual de aprendizagem, dos 7 primeiros e 6 últimos módulos, os alunos serão avaliados, em ambiente virtual e reunir-se-ão, em 2 encontros presenciais (o primeiro encontro presencial, após término dos 7 primeiros módulos e o segundo encontro presencial, após término dos 6 últimos módulos), quando serão avaliados, presencialmente. Os alunos deverão desenvolver uma monografia, sob a orientação de um professor do curso, e defendê-la. O tema da monografia será definido no primeiro encontro presencial e durante o segundo encontro presencial a monografia deverá ser defendida.

NUTRIÇÃO HUMANA E SAÚDE