Principal

Princípios formadores do curso

O curso foi criado considerando-se a necessidade de atualização de profissionais que trabalham na área de nutrição humana e saúde.

Concepção pedagógica

O Curso de Pós-Graduação Lato sensu “Nutrição Humana e Saúde” foi criado frente a grande preocupação das autoridades do país com a nutrição e desnutrição, principalmente a desnutrição infantil que, infelizmente num quadro crítico, ainda se destaca no Brasil.

O ser humano sadio, em suas diversas fases da vida (criança, adolescente, adulto e idoso, praticante ou não de esportes, gestante e lactante) deve desfrutar, diariamente, de uma dieta equilibrada que proporciona crescimento, desenvolvimento, manutenção e proteção à sua saúde. O mesmo vale para o ser humano acometido por alguma doença, salientando-se que muitas doenças poderiam ser evitadas por meio da utilização de uma alimentação correta, que na prática corresponde a uma ação profilática, sem maiores investimentos no setor da saúde.

No mundo, em especial nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, milhões de indivíduos, principalmente as crianças, sofrem com a desnutrição. Milhares de crianças brasileiras morrem anualmente em função da desnutrição. Logo, a preocupação com o estado nutricional da população, especialmente de crianças com até 5 anos, é fundamental para redução desses alarmantes números.

A concepção do curso NHS respalda-se na necessidade cada vez maior de profissionais no Brasil, habilitados na área de saúde, mais especificamente no setor de alimentação e nutrição humana, orientando adequadamente a alimentação da população em suas diferentes fases da vida.

O curso será dividido em 13 módulos. Os alunos receberão, antecipadamente, os módulos impressos, para leitura. Cada módulo será aberto, separadamente, em ambiente virtual de aprendizagem, por cerca de 20 dias, para estudo e discussão, sob monitoramento de um tutor e do professor responsável. Após encerramento dos estudos, em ambiente virtual de aprendizagem, dos 7 primeiros e 6 últimos módulos, os alunos serão avaliados, em ambiente virtual e reunir-se-ão, em 2 encontros presenciais (o primeiro encontro presencial, após término dos 7 primeiros módulos e o segundo encontro presencial, após término dos 6 últimos módulos), quando serão avaliados, presencialmente. Os alunos deverão desenvolver uma monografia, sob a orientação de um professor do curso, e defendê-la. O tema da monografia será definido no primeiro encontro presencial e durante o segundo encontro presencial a monografia deverá ser defendida.

Justificativa de criação

Existe uma grande demanda, no mercado, por cursos de especialização na área de Nutrição Humana e Saúde. A criação do curso visa o preenchimento dessa lacuna, no intuito de manter atualizados os profissionais que atuam na área. Muitos desses profissionais não podem se ausentar por períodos prolongados para a realização de cursos, por exemplo Stricto sensu. A criação do curso Lato sensu em NHS é uma forma de estimular esses profissionais, recém formados ou experientes, a se atualizarem e a continuarem seus estudos. A criação do curso ainda se justifica pela presença de uma equipe de profissionais altamente qualificada, composta exclusivamente por professores/pesquisadores doutores, e disposta a transferir seus conhecimentos.

 

NUTRIÇÃO HUMANA E SAÚDE